Antes de falar sobre material promocional, vamos entender um pouco sobre identidade visual?
Identidade visual é a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço.
As cores usadas, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, carregam o papel de deixar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a sua identidade visual e sua missão.
Sabendo disso, a ideia de criar material promocional sem perder a identidade tem base em análise dos resultados de pesquisa feitos por sua empresa, para saber qual a melhor maneira de aplicar os conceitos falados anteriormente,
Uma dica muito importante para que seu material de pdv tenha consistência e consiga conquistar clientela é que você deve pensar em todas as aplicações.
Nem sempre algo que vai bem em um cartaz consegue ser usado em páginas de sites e vice-versa. Devido a isso, é importante pensar que a sua identidade visual e logo terão de ser usados em diferentes ambientes, mídias e contextos. Uma vez que isso é levado em consideração, é possível otimizar a criação para que ela seja mais assertiva, não correndo o risco de ter falhas na comunicação.
Outro ponto importante é: procure trabalhar bem as cores e seus significados correspondentes.
Na publicidade, cada cor tem seu significado e lugar específico. O azul, por exemplo, é usado para transmitir a ideia de tranquilidade ou de tecnologia, ao passo que o amarelo é mais aplicado em locais em que se quer destacar a familiaridade e as relações pessoais.
Logo, pense no escopo de suas atividades e no tipo de sensações e associações que a empresa pretende causar. Uma marca de móveis e itens para a casa, por exemplo, pode usar as cores quentes para transmitir a sensação de aconchego e conforto que seus clientes devem/esperam sentir.
Agora, uma dica crucial: Busque entender seu público.
A primeira coisa a se considerar na hora de iniciar o planejamento de uma identidade visual e aplicá-la em material promocional é entender para qual público a sua marca se destina e como ela irá dialogar com ele. Se você tem produtos ou serviços voltados a um público jovem, por exemplo, vale a pena criar uma identidade visual mais colorida, com ícones da moda e com a dinamicidade das imagens. Já uma marca com público mais adulto ou um segmento mais profissional deve focar sua identidade visual com logo no minimalismo e na elegância. Cores mais claras, traços mais finos, um layout mais clean são ótimas formas de construir uma identidade visual mais sólida e adequada aos gostos e preferências de seu público consumidor.
Com essas dicas você conseguirá criar material promocional para eventos sem perder a identidade da empresa!
Gostou do artigo?
A Farben Gráfica tem ampla experiência em produção de material promocional.
Entre em contato e faça um orçamento, teremos o maior prazer em lhe atender:
Tel.: +55 (11) 4796-4201
E-mail: sac@farbengrafica.com.br
Lembre-se: ao sair, use máscara de proteção facial!