Quantas vezes você já julgou um livro pela capa? Embora a recomendação do famoso ditado popular seja a de fazer o contrário e não julgar uma obra pelo seu cartão de visitas, é impossível não se guiar pelo apelo visual de uma capa de livro bonita e chamativa.
Assim como ocorre em outros exemplos de material editorial, um livro deve ser apresentado ao público se valendo de todas as ferramentas visuais possíveis que lhe destaquem no mercado e alcancem um leitor tido como alvo.
Por conta disso, os processos de impressão de livros ocorrem pensando nos mínimos detalhes que irão compor o resultado final da obra, principalmente sobre a capa que irá estampar livrarias, lojas, bancas e sites na internet.
Se você está com um livro em andamento e chegou à fase de planejamento do acabamento gráfico para impressão do material editorial, confira quatro dicas que irão fazer toda a diferença na escolha da capa para impressão de livros:
1. Pense no conceito da capa ao traçar seu design
Em conjunto com um designer, pense no conceito que a capa do seu livro deve ter e defina todos os aspectos que irão compor o visual da sua capa e ajudar a vender sua obra no mercado.
Uma capa de livro deve ser elaborada com base na escolha de cores, fontes, imagens, alinhamento de texto e outros detalhes do design que irão impactar na popularidade do livro quando posto à venda.
2. Escolha a tipografia com cuidado
As imagens, fotografias ou ilustrações selecionadas para a capa do livro se comunicam com o público através da força que o visual possui, porém também é preciso pensar com muito cuidado na tipografia que será usada no material.
Ao determinar qual tipo de conteúdo visual virá na capa, determine uma fonte tipográfica adequada para anunciar o título da obra, o nome do autor e qualquer outro tipo de conteúdo escrito presente na capa do livro. Uma boa tipografia agrada os olhos de qualquer leitor.
3. Considere o tamanho da capa em várias plataformas
Em tempos em que a internet ajuda a impulsionar as vendas de muitos autores de livros, é fundamental pensar nessa plataforma na hora de criar uma capa para sua obra.
Além do livro em si e de sua capa em formato físico terem um tamanho condizente com o volume de páginas que ele possui, sua capa também deve ser pensada tendo em vista as vendas pela internet. Sendo assim, quanto mais simples e bem pensada sua capa, mais chances ela terá de aparecer por inteiro na miniatura de sites de venda.
4. Determine os detalhes de impressão
Não existe uma regra universal determinando o processo de impressão de livros, porém é seguro dizer que grande parte dos detalhes de impressão devem ser seguidos à risca para evitar um acabamento gráfico ruim e pouco chamativo.
Em parceria com uma gráfica especializada na produção de material editorial literário, determine o tipo de papel que deve ser usado para a capa, considere realizar uma laminação para aumentar a proteção no acabamento ao sobrepor uma camada plástica sobre a capa e realize a encadernação no estilo brochura para manter a máxima qualidade do livro.
Desenvolva seu material gráfico com quem entende do assunto! Conheça a Farben Gráfica, a gráfica mogi das cruzes especializada em impressão de livros! Entre em contato conosco!