Com o surgimento dos livros digitais com um formato pré-estabelecido, editoras e o público mais conservador se mostraram receosos quanto ao acontecimento, temendo que os livros impressos cairiam no esquecimento.
Entretanto, os livros digitais AINDA estão ganhando mercado e suas vendas estão muito fora da curva. As vendas dos livros impressos continuam fortes, o que nos mostra que os e-books não representam ameaça ao mercado de impressão de livros.
Porém, como realizar a escolha?
QUAL A DIFERENÇA ENTRE E-BOOK E LIVRO IMPRESSO?
Para o leitor, escolher entre um ou outro está atrelado à quanto dinheiro ele possui, se a leitura através da tela do celular é cansativa para ele, se ele possui em casa um espaço para guardar o livro físico, enfim, tudo vai da necessidade do leitor.
Agora, quando essa pergunta é voltada para os autores e editoras, ela toma outras proporções.
Caso seja necessária a escolha, é preciso reconhecer as vantagens do livro digital e as vantagens da impressão de livros para o autor independente.
Pesar analiticamente ajudará para que você faça a melhor escolha.
Vamos dar algumas informações para ajudar nesse processo, continue a leitura.
1. Como escolher a publicação certa para mim?
1. Qual formato apresenta melhor o seu conteúdo?
É notório que das facilidades que o e-book proporciona, estão a praticidade e rapidez, além da economia. Porém, cada formato de mídia tem características diferentes e, sendo assim, precisamos ir além do que é prático e econômico.
2. Quem são seus leitores e onde você pode encontrá-los?
Quando se planeja em vender livros, não se pode esquecer do público consumidor: os leitores.
Por exemplo, se seu livro foi escrito pensando nos leitores de terceira idade, é necessário que se considere a possibilidade deles não se sentirem à vontade com dispositivos eletrônicos, pois uma parcela dos idosos não possuem intimidade com tecnologia.
Neste caso, pode ser que a impressão de livros seja a melhor.
Além disso, só as preferências pessoais dos leitores não devem ser o único fator decisivo na hora de escolher como veicular seu conteúdo. Lembre-se de considerar como e onde você venderá seu livro para esse leitor. Nessa hora, você deve ser realista.
3. Estratégia de venda.
Para vários autores independentes, o método mais eficiente para vender livros impressos é a interação cara a cara. Feiras literárias, palestras, eventos, clubes do livro, ou até mesmo em situações não tão formais. Nessas situações, o livro impresso funcionará como um cartão de visitas. Acontece a apresentação para um leitor em potencial do seu livro, e sua oportunidade de vender seu peixe está ali, completa.
Portanto, se você não tem planos concretos para a divulgação e distribuição do seu livro e não tem como arcar com os gastos iniciais da impressão de livros, não é hora de publicar livro impresso e opte pelo e-book.