A Escala Pantone é uma criação projetada pela Pantone Inc., uma empresa conhecida no mundo inteiro por sua marca homônima e devido à sua grande referência tecnológica no universo de cores.
Apresentando um processo extremamente eficiente na produção de tonalidades, a Pantone é a responsável por desenvolver o primeiro sistema padrão que se encarrega de ditar a cor do ano continuamente há décadas.
A marca da Pantone também é creditada por sua influência em diversos setores da indústria gráfica mundial, definindo a escala de cores que será frequentemente utilizada pelos principais designers e profissionais da área de criação como ponto de partida para o desenvolvimento de seus projetos visuais.
A tradição da Escala Pantone é longa. No ano de 1963, Lawrence Herbert, fundador da companhia e criador do sistema de identificação, combinação e comunicação de cores utilizado até os dias de hoje, recebeu um enorme prestígio por conseguir solucionar uma série de problemas associados com a produção visual relacionada a combinações de cores.
Desde então, a comunidade de artes gráficas e design gráfico em escala industrial se volta para a Escala Pantone para ter uma base sólida de quais são as melhores cores para uma comunicação eficiente, dando início aos seus projetos firmando-se na cor anual selecionada e projetada pela marca ou nas combinações apontadas dentro da escala.
Com isso, podemos observar o impacto da Escala Pantone na indústria quando nos deparamos com caixas personalizadas, embalagens e uma infinidade de criações visuais que se baseiam nas cores da Pantone.
● Embalagens na Escala Pantone
As embalagens estão categorizadas entre os produtos criados no setor gráfico que mais se baseiam na Escala Pantone para determinar seu resultado final, combinando escalas de cores, atentando-se à escolha da companhia que determina qual a cor de cada ano e se voltando para uma comunicação visual mais efetiva.
Contudo, não basta pegar a cartela de cores da companhia Pantone e jogar em cima de projetos para a criação de caixas personalizadas e outros tipos de embalagem dos seus produtos. Na prática, a aplicação da escala exige um estudo mais aprofundado sobre o sistema de seleção e combinação de cores, para então poder utilizá-lo.
A principal recomendação da Pantone para aplicar sua escala de cores no processo gráfico de uma embalagem, como no exemplo mencionado acima de criações visuais realizadas em gráficas mogi das cruzes, é compreender em que circunstâncias o sistema é válido.
A Escala Pantone é verificada no ramo gráfico industrial como cor direta, definindo uma linguagem padrão de cores que atingem a tonalidade exata quando são utilizadas em projetos gráficos. Por conta disso, existem circunstâncias propícias para sua utilização.
De maneira geral, profissionais da área gráfica devem usar a escala da Pantone para criar embalagens quando querem trabalhar com cores especiais que o sistema CMYK não compreende, quando utilizam cores fluorescentes e metalizadas e para manter o padrão de cores pré-estabelecido de forma obrigatória.
Precisa criar embalagens e caixas personalizadas baseando-se nas cores da Escala Pantone? Entre em contato com a Farben Gráfica e conheça nossos serviços na área gráfica visual para desenvolver seu projeto atentando-se aos padrões de combinação de cores!