Blog
  • Nosso Site
  • TRABALHOS
    • Cosméticos
    • Bebidas
    • Alimentício
    • Pet
    • Varejo
    • Joias
    • Catálogo e Portifólio
    • Rótulos e Etiquetas Personalizadas
  • Segmentos
    • Embalagens
    • Rótulos e Etiquetas Adesivas
    • Material Promocional
    • Material Editorial
  • Sobre Nós
  • Carreiras
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Nosso Site
  • TRABALHOS
    • Cosméticos
    • Bebidas
    • Alimentício
    • Pet
    • Varejo
    • Joias
    • Catálogo e Portifólio
    • Rótulos e Etiquetas Personalizadas
  • Segmentos
    • Embalagens
    • Rótulos e Etiquetas Adesivas
    • Material Promocional
    • Material Editorial
  • Sobre Nós
  • Carreiras
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Curiosidades

Pantone: Como funciona e como usar as cores

admin by admin
26 de janeiro de 2022
0

One of fashion designers pointing at swatch of blue tints while explaining her choice to colleague

Share this on WhatsApp
Compartilhar

Porém, sabe o que significa, como surgiu e outros detalhes?

Leia nosso artigo e saiba como empregar as cores para a impressão do seu material promocional ou seu material de pdv.

Em 1963, Lawrence Herbert, fundador da Pantone®, foi o responsável pela criação de um sistema inovador de identificação, combinação e comunicação de cores, para que resolvesse problemas com produção precisa de combinações de cores nas artes gráficas.

Sua visão de que o espectro de cores é visto e interpretado diferentemente por cada indivíduo conduziu à invenção do PANTONE MATCHING SYSTEM (PMS), um manual de cores padrão em formato de leque ou chip.

Durante os últimos anos, a marca Pantone® desenvolveu e conseguiu aprimorar ainda mais o conceito do seu sistema de combinação de cores, adaptando-o para outras indústrias.

Muito mais do que uma escala de cores – um sistema inovador e um modo diferenciado de dar cor ao mundo

A escala de cores pantone é composta por um sistema numérico que faz a identificação das cores de tinta com alta precisão, padronização e regularidade. Assim, a intenção de cor de um projeto é transmitida de maneira muito mais confiável, uma vez que as cores não se submetem à subjetividade do ser humano.

Essa escala pantone possibilita a impressão de cores especiais, como metálicas e fluorescentes. Além disso, é importante lembrar que a grande maioria das cores pantone não pode ser representada pelo sistema CMYK, que produz cores a partir da mistura de quatro pigmentos: ou seja, as cores pantone são realmente pigmentos únicos, que garantem uma fidelidade maior de cor nas impressões gráficas.

Em resumo, enquanto a escala CMYK trabalha com a mistura de quatro cores, a escala pantone se trata de cores exatas, cores prontas e impressas fora da composição CMYK. Por isso, para utilizar uma cor da escala pantone é preciso comprar a tinta correspondente e seguir à risca o guia de fórmulas.

Codificação da Escala Pantone

De modo geral, as cores são representadas por códigos que possuem três a quatro números e uma letra.

São elas:

C: Coated (revestido): papel utilizado na impressão possui um revestimento especial;

U: Uncoated (não revestido): papel utilizado não possui revestimento diferenciado;

M: Utilizado em impressões feitas em papéis foscos.

Importante: cada papel reage de maneira diferente, resultando em alterações de cor que podem ser bem relevantes. A depender do seu projeto, você deve ver a cor na “escala” correta para identificar a aparência do impresso antes de liberar a produção em escala.

Pode acontecer também de você estar comparando o produto final entregue pela gráfica offset com algo que imprimiu na impressora doméstica. Nesse caso, é muito provável haver diferenças, uma vez que esse tipo de impressora não tem recursos para simular alguns perfis de cores necessários para garantir fidelidade com as tintas gráficas. Impressoras digitais não imprimem cores Pantone.

Gostou? Procura uma gráfica em sp para impressão de material promocional? Fale conosco!

(11) 4796-4201.

Comentário no facebook

Share this on WhatsApp

Veja outros conteúdos

  • Como criar um material editorial de qualidade?Como criar um material editorial de qualidade?
  • Gráfica em Mogi das Cruzes: Conheça a Farben Gráfica.Gráfica em Mogi das Cruzes: Conheça a Farben Gráfica.
  • A importância dos cartões de visita para o marketingA importância dos cartões de visita para o marketing
  • Como criar material promocional sem perder a identidade?Como criar material promocional sem perder a identidade?
  • Como definir o estilo das minhas caixas personalizadas?Como definir o estilo das minhas caixas personalizadas?
  • Qual a importância da impressão material comercial?Qual a importância da impressão material comercial?

Comentários no Facebook

Categorias

  • Caixa Personalizada (1)
  • Curiosidades (31)
  • Dicas (54)
  • Materiais (22)
  • Novidades (2)
  • Sem categoria (15)

Sobre

Indústria Gráfica com 9 anos no mercado, nascida no Alto Tietê, mas feita para conquistar o Brasil.
Atendemos os setores de Embalagem, Promocional e Editorial de forma personalizada, pois cada Cliente possui uma necessidade diferente.

Contato

sac@farbengrafica.com.br

(11) 9 7333-3010

(11) 4796-4201

Rua Nito Sona, 2562
Jundiapeba – Mogi das Cruzes – SP – CEP 08752-025

  • Nosso Site
  • TRABALHOS
  • Segmentos
  • Sobre Nós
  • Carreiras
  • Contato

2020 - copyright © Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Nosso Site
  • TRABALHOS
    • Cosméticos
    • Bebidas
    • Alimentício
    • Pet
    • Varejo
    • Joias
    • Catálogo e Portifólio
    • Rótulos e Etiquetas Personalizadas
  • Segmentos
    • Embalagens
    • Rótulos e Etiquetas Adesivas
    • Material Promocional
    • Material Editorial
  • Sobre Nós
  • Carreiras
  • Contato

2020 - copyright © Todos os direitos reservados.