Não apenas a embalagem deve conquistar sua audiência no primeiro contato, mas seus rótulos adesivos também devem conseguir chamar a atenção, além disso,
passar de modo coeso e organizado as informações do produto.
Vamos discorrer abaixo sobre algumas dicas de como você ter rótulos e etiquetas adesivas eficientes em seus produtos.
Acompanhe os próximos parágrafos.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), rótulo é toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento.
Com isso, apenas o layout dos seus rótulos adesivos não é importante, mas sim todas as informações que virão nesse item.
Um exemplo disso é que para a comercialização de produtos alimentícios, por exemplo, a descrição de ingredientes, origem (fabricante), prazo de validade, lote, tabela de informação nutricional e outros itens são obrigatórios.
Dicas para ter rótulos adesivos eficientes.
1. Crie sua identidade Visual
O primeiro item a ser trabalhado é a facilidade com que seu público conseguirá reconhecer o produto e fazer a associação à sua marca, identificando elementos como logo, cores, formas e linguagem. É necessário que a comunicação esteja em harmonia com todo o posicionamento da empresa e mantenha a mensagem a ser transmitida, para não destoar de todo contexto já colocado no mercado.
2. Design/ Layout.
A primeira impressão, a primeira opinião formada pelos clientes com toda certeza está diretamente relacionada com o design do produto, ou seja, como as informações estão organizadas na embalagem. As cores, textos, imagens e disposição desses elementos compõem o visual dos rótulos e etiquetas adesivas. Atualmente, a grande tendência de mercado é o Design Minimalista, que prega pela simplicidade. A linha adotada é importante porque representa o posicionamento da sua marca. Por exemplo, este tipo de design passa uma imagem de modernidade, inovação e alto valor. Já o design rústico geralmente consegue ter mais conexão com produtos artesanais. É necessário que você avalie e identifique o que sua marca quer passar para seu público-alvo e direcione todas essas informações para o visual dos seus rótulos adesivos.
3. Informações
Todas as mensagens, absolutamente todas a serem passadas precisam ser claras e objetivas. Uma solução bem útil para transmitir as informações necessárias seria a utilização de ícones, beneficiando-se de imagens simples para sintetizar esses dados, ao invés de apenas textos maçantes e compridos. Além de ser uma forte tendência de mercado, a leitura torna- se muito mais agradável quando essa opção é implementada, podendo ainda serem utilizados para cumprir as exigências feitas pelos órgãos reguladores de forma mais divertida. Aqui é fundamental a experiência e criatividade do profissional que está trabalhando nesse desenvolvimento.
Gostou das dicas?
A Farben Gráfica é uma gráfica localizada em Mogi das Cruzes e possui larga experiência na criação de rótulos e etiquetas adesivas, estando no mercado há mais de 9 anos!
Entre em contato conosco e faça seu orçamento sem compromisso agora mesmo:
Tel.: +55 (11) 4796-4201
E-mail: sac@farbengrafica.com.br
Conte conosco!