Conseguir criar uma conexão e marcar o nome da sua empresa na mente das pessoas no primeiro contato, além de ser muito importante, define-se nesse momento o elo entre a organização e o público-alvo.
Existem muitas estratégias de marketing que podem auxiliar na captação de novos clientes, mas é importante aprender que a identidade visual é uma delas. Ela é o princípio para que demais ações sejam executadas com mais qualidade e tenham um bom resultado.
Vamos hoje explicar pontos importantes para que seu Branding traga bons resultados.
O que é a identidade visual de uma marca?
Identidade visual não é apenas um logotipo bem estruturado.
Pode-se definir como um conjunto de itens de design como o logotipo, tipografia, grafismos, cores e também alguns aspectos não tangíveis, como sensações e valores que são transmitidos e utilizados nos materiais de comunicação da empresa.
Tendo esses elementos é desenvolvido então um manual de marca e identidade visual. Manual de marca é um documento que determinará os designers para que a marca seja aplicada de forma correta nos materiais gráficos (institucionais e comerciais), veículos de comunicação, placas e fachadas, uniforme dos colaboradores, veículos da frota e em qualquer ponto de contato que a marca tenha com seus stakeholders.
Quais as diferenças entre identidade visual e branding?
Branding
Conjunto de estratégias e elementos da gestão voltados para solidificação no mercado e crescimento da marca. Esses aspectos abrangem a postura, personalidade da empresa e a forma como ela quer ser vista por sua audiência.
O objetivo dessa estratégia é despertar sensações positivas e direcionadas para atrair o público desejado. Quando essa estratégia consegue ser bem trabalhada, a marca se torna referência no segmento em que atua e é bem-vista pelas pessoas, de modo que ela seja a primeira coisa que vem à mente da brand-persona quando ela pensa no produto ou solução que sua empresa oferece.
Identidade visual
É o agrupamento de todos os aspectos visuais que acompanham/compõem um produto, empresa ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote e o logo gerado a partir desses elementos.
Fazer o cruzamento da identidade visual à estratégia de branding.
Tendo a nova identidade visual criada, é necessário alinhá-la à estratégia de branding que a empresa já precisa ter definida. Dessa forma, são evitados os conflitos de linguagem, de posicionamento e um efeito negativo e contrário ao crescimento da marca.
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