Blog
  • Nosso Site
  • TRABALHOS
    • Cosméticos
    • Bebidas
    • Alimentício
    • Pet
    • Varejo
    • Joias
    • Catálogo e Portifólio
    • Rótulos e Etiquetas Personalizadas
  • Segmentos
    • Embalagens
    • Rótulos e Etiquetas Adesivas
    • Material Promocional
    • Material Editorial
  • Sobre Nós
  • Carreiras
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Nosso Site
  • TRABALHOS
    • Cosméticos
    • Bebidas
    • Alimentício
    • Pet
    • Varejo
    • Joias
    • Catálogo e Portifólio
    • Rótulos e Etiquetas Personalizadas
  • Segmentos
    • Embalagens
    • Rótulos e Etiquetas Adesivas
    • Material Promocional
    • Material Editorial
  • Sobre Nós
  • Carreiras
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Materiais

Como criar um material editorial de qualidade?

admin by admin
21 de janeiro de 2022
0
Share this on WhatsApp
Compartilhar

Produzir material editorial que impacte a audiência e fidelize os clientes é algo que as empresas estão sempre desenvolvendo.

Seja impressão de livros, revistas, confecção de catálogo e entre outras peças que são importantes para solidificar o nome da marca no mercado.

Como ele é diferente de um material divulgado somente em meios digitais, o material editorial tem um custo diferenciado e caso ocorra algum tipo de erro em sua composição que não tenha sido visto na gráfica, muitas pessoas serão impactadas por uma informação errada.

A impressão de catálogo, bem como a de livros e revistas demandam várias etapas, pois são processos bem trabalhosos e devem ser analisados em cada detalhe.

Além de definir qual matéria-prima será usada na confecção do seu material editorial, é preciso também pensar no design!

Você deve conhecer seu público-alvo e fazer o projeto para ele. Por isso, é recomendável que se faça uma pesquisa detalhada.

Seja para um trabalho novo ou reestruturação de publicação já existente, é necessário fazer um briefing para entender as necessidades do cliente e da sua audiência.

Estamos numa era em que as comunicações estão sendo pensadas de acordo com a experiência do usuário: textos que sejam fáceis de serem entendidos, visual que não seja pesado, enfim, técnicas que permitam uma comunicação efetiva e ajudem a empresa a estar mais próxima do seu cliente.

Devido a isso, ainda que seja importante respeitar a identidade do cliente e as preferências do seu público, as tendências que estão fortes no mercado devem ser consideradas. Afinal, elas trarão um toque de atualidade e de modernidade ao material.

Lembre-se também de ter cuidado com as fontes.

O mercado disponibiliza vários tipos de fontes para os designers gráficos. Porém, é preciso aplicar a expertise, pois nem todas são adequadas para o uso editorial.

Para poder aplicar a fonte mais correta ao seu projeto, pense em considerar o volume de texto e procurar um tipo que facilite a leitura, deixando o visual leve e agradável. Nesses casos, por exemplo, as fontes que são classificadas como serifadas costumam ser mais eficientes, especialmente em projetos impressos.

Já para os projetos digitais, é possível considerar as fontes sem serifa para o corpo do texto.

Então, dado isso, a dica mais efetiva é: teste! Crie protótipos e visualize-os no navegador ou imprima, conforme o caso. Analise a qualidade e peça a opinião de outras pessoas.

Não esqueça de respeitar as boas práticas de design e não usar mais de 2 fontes no projeto. O ideal é que tenha um tipo para os títulos e outro para o corpo. Isso facilita para criar uma identidade visual para a publicação e transmitir o conteúdo com mais clareza.

Precisa criar um material editorial, mas ainda não conseguiu achar uma gráfica com experiência na área?

A Farben Gráfica está localizada em Mogi das Cruzes e possui amplo conhecimento do setor.

Entre em contato conosco e traga seu projeto!

Tel.: +55 (11) 4796-4201

Comentário no facebook

Share this on WhatsApp

Veja outros conteúdos

  • A importância dos cartões de visita para o marketingA importância dos cartões de visita para o marketing
  • Porque ainda investir em foldersPorque ainda investir em folders
  • A importância de causar uma boa impressão com seu cartão de visitaA importância de causar uma boa impressão com seu cartão de visita
  • Porque a personalização é tão importante para o marketingPorque a personalização é tão importante para o marketing
  • Cartões de visita ainda são úteis hoje em dia?Cartões de visita ainda são úteis hoje em dia?
  • Como a papelaria corporativa irá te ajudar a encantar mais clientes?Como a papelaria corporativa irá te ajudar a encantar mais clientes?

Comentários no Facebook

Categorias

  • Caixa Personalizada (1)
  • Curiosidades (31)
  • Dicas (54)
  • Materiais (22)
  • Novidades (2)
  • Sem categoria (15)

Sobre

Indústria Gráfica com 9 anos no mercado, nascida no Alto Tietê, mas feita para conquistar o Brasil.
Atendemos os setores de Embalagem, Promocional e Editorial de forma personalizada, pois cada Cliente possui uma necessidade diferente.

Contato

sac@farbengrafica.com.br

(11) 9 7333-3010

(11) 4796-4201

Rua Nito Sona, 2562
Jundiapeba – Mogi das Cruzes – SP – CEP 08752-025

  • Nosso Site
  • TRABALHOS
  • Segmentos
  • Sobre Nós
  • Carreiras
  • Contato

2020 - copyright © Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Nosso Site
  • TRABALHOS
    • Cosméticos
    • Bebidas
    • Alimentício
    • Pet
    • Varejo
    • Joias
    • Catálogo e Portifólio
    • Rótulos e Etiquetas Personalizadas
  • Segmentos
    • Embalagens
    • Rótulos e Etiquetas Adesivas
    • Material Promocional
    • Material Editorial
  • Sobre Nós
  • Carreiras
  • Contato

2020 - copyright © Todos os direitos reservados.