Hoje em dia muito se fala sobre as melhorias na qualidade de impressão e quais são as suas opções.
Falaremos sobre a opção da escala PANTONE e como ela pode auxiliar em trazer grandes resultados em suas aplicações.
Entendendo mais sobre a Escala Pantone:
Se você ainda não sabe de onde surgiu esse nome, PANTONE vem da empresa PANTONE INC. estabelecida em New Jersey, muito conhecida mundo
afora pelo seu sistema preciso de cores. Isso se deu pois o fundador da companhia, Lawrence Herbert, acreditava que o espectro de cores poderia ter sua interpretação de modo diferente por cada indivíduo e, tendo um sistema que aplicasse PRECISÃO em suas cores, faria com que elas fossem exclusivas.
Visto isso, o Sistema Pantone sinaliza através de suas respectivas numerações suas cores ÚNICAS, com base nos guias e assim garante a uniformidade das cores nos impressos (sejam eles material editorial, apostilas, etc.).
As cores são compostas por um único pigmento, garantindo fidelidade nos impressos gráficos; inclusive na opção de impressão offset a imagem é transferida da matriz para um rolo de impressão (blanqueta) e somente depois é passada ao papel – utilizando
o sistema PANTONE a melhoria nos impressos que a sua empresa usará será notável.
Como as cores da escala PANTONE são prontas (ou exatas), são impressas diferentemente da composição CMYK e normalmente em complemento a este sistema.
Adendo: A utilização dessa escala em projetos gráficos tem necessidade de uso da tinta correspondente preparando-a de acordo com a fórmula constante nos guias.
Logo, o layout deve ter o PANTONE inserido na sua paleta de cores se o produto final for impresso com essa tinta especial.
Vantagem em destaque:
Em casos que um projeto pode ter sua reprodução usando menos de três cores, é muito mais rentável usar uma ou duas cores Pantone ao invés de impressão CMYK.
Usando tintas Pantone também cria-se uma consistência superior de cor entre o desenho e a peça final impressa de cores que o padrão CMYK pode oferecer.
Sobre a impressão offset: como funciona:
A expressão “Offset” vem da expressão “offset litography” (fora do lugar, em português) por ser um método indireto de impressão.
Envolve mais etapas de produção e equipamentos; seu fundamento parte da repulsão entre água e gordura.
A blanqueta é emborrachada, permitindo que a transferência de imagem seja feita sem danificá-la ou sulcá-la (dividí-la). Evita também a umidade que fica retida na chapa.
Vantagens da impressão offset:
- Para médias e grandes tiragens, permite melhor custo unitário;
- Oferece velocidade de impressão após montagem do maquinário e preparação das chapas, conseguindo atingir grandes quantidades de folhas por hora;
- Dependendo do maquinário utilizado na gráfica, é a solução que permite ampla flexibilidade em formatos, cores e acabamentos;
- Com prensas de alta qualidade, a mistura dos tipos de impressão CMYK e PANTONE pode ser feita conseguindo bons resultados.
Leu sobre o sistema PANTONE e ficou interessado em aplicar esse tipo de impressão ao seu projeto?
Entre em contato conosco e faça um orçamento exclusivo!